Turmas: do 1º ao 4º ano
Objetivos:
- Ampliar o repertório literário
- Favorecer a troca de experiências de leitura
- Fazer com que os estudantes observem características dos contos lidos por eles, ouvidos na leitura do professor e comentados pelos colegas
. Conteúdos -
Leitura e produção textual.
-Identificação de elementos que compõem os contos
- Análise das características de textos produzidos em diversos países.
A Tempo Estimado: Cinco aulas Material necessário Livros de contos produzidos em diferentes países e épocas.
Sugestões:
- Histórias de Sabedoria e Encantamento (Ed. Martins Fontes)
- Volta ao Mundo em 52 Histórias (Ed. Companhia das Letrinhas)
- Três Príncipes, Três Presentes (Ed. Companhia das Letrinhas)
Avaliação:
Estimule a análise dos elementos linguísticos dos contos, estabelecendo relações entre eles.
Desenvolvimento:
1ª aula::
• Acomodar os alunos em roda e disponibilizar diversos livros de contos no centro. Apresentar a atividade: em três aulas serão lidos contos com histórias sobre outros lugares e épocas. Explicar que a intenção é transportá-los para essas realidades.
· Iniciar
lendo em voz alta (selecionar um texto com assuntos instigantes, que mostre,
por exemplo, terras distantes e exóticas).
· Pedir comentários e compartilhar suas
impressões. Comentar que os livros do centro da roda têm contos de vários
lugares do mundo e que todos podem escolher um exemplar para ler durante a
semana e comentar na próxima roda.
2ª
aula:
Leia
um conto diferente do apresentado na etapa anterior e que desperte a
curiosidade e a expectativa dos alunos.
Investigar
o interesse e opiniões dos envolvidos. Qual é o papel de cada personagem? Onde
se passa a história? O que parece mais diferente ou curioso naquele local? Em
seguida, instigue a troca de comentários sobre os contos lidos em c asa. Ajude
os alunos a formar uma linha de raciocínio para contar a história aos demais,
deixando o fim em aberto. Assim, quem ficar interessado pode ler o mesmo livro.
Entre as falas dos alunos, pergunte se o conto era parecido com outro. Ao
final, uma nova obra deve ser escolhida.
3ª
aula:
Depois
de explorar bem a oralidade e imaginação dos alunos, iniciaremos atividades
escritas (produções textuais), a partir dessa diversidade de contos
compartilhado com a turma.
Sugestões
para os 1º e 2º anos:
· Atividades
com produções textuais diversas.
· Atividades
com caça palavras.
· Atividades
com bingo de imagens e de letras.
3º e 4º anos:
·
Dar
algumas sugestões de produções textuais com releitura de alguns contos para
confecção de cartaz coletivo com essas produções, para valorização do trabalho
dos mesmos.
A partir do conto ilustrado acima, produza um novo conto de acordo com
a sua imaginação.
Não se esqueça de dar
um novo título ao conto também!
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Autor:_________________________________________________
Peça para os alunos ilustrarem as imagens
abaixo para colar nas margens do cartaz coletivo.
A partir do conto ilustrado acima, produza um novo conto de acordo com a sua imaginação.
Não se esqueça de dar um novo título ao conto também!
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Autor:_________________________________________________
Peça para os alunos ilustrarem as imagens abaixo para colar nas margens do
cartaz coletivo.
A partir do conto ilustrado acima, produza um novo conto de acordo com a sua imaginação.
Não se esqueça de dar um novo título ao conto também!
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Autor:_________________________________________________
Peça para os alunos ilustrarem as imagens abaixo para colar nas margens do cartaz coletivo.
4ª
aula:
· Exibir
filmes que falem de contos.
sugestões de filmes:
5ª AULA:
SUGIRO UMA CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS ,COM UM BAILE A FANTASIA E LANCHE COMPARTILHADO.HUM QUE DELÍCIA!
Ideias maravilhosas. Parabéns prof.
ResponderExcluirParabéns muito bom!?
ResponderExcluirParabéns muito bom!?
ResponderExcluirCan I make money from the game of roulette? - Work
ResponderExcluirTo make money on roulette, choegocasino you must place an งานออนไลน์ accumulator on the reels of a casino table, which 바카라 사이트 allows you to get rid of your bets.