sábado, 7 de julho de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA "CONTOS DE TODOS OS CANTOS"

SEQUENCIA DIDÁTICA “LEITURA DE CONTOS DE TODOS OS CANTOS”
 Turmas: do 1º ao 4º ano
 Objetivos:
 - Ampliar o repertório literário
- Favorecer a troca de experiências de leitura
- Fazer com que os estudantes observem características dos contos lidos por eles, ouvidos na leitura do professor e comentados pelos colegas
. Conteúdos -
 Leitura e produção textual.
 -Identificação de elementos que compõem os contos 
- Análise das características de textos produzidos em diversos países. 
 A Tempo Estimado: Cinco aulas Material necessário Livros de contos produzidos em diferentes países e épocas.
 Sugestões: 
- Histórias de Sabedoria e Encantamento (Ed. Martins Fontes) 
- Volta ao Mundo em 52 Histórias (Ed. Companhia das Letrinhas)
 - Três Príncipes, Três Presentes (Ed. Companhia das Letrinhas) 
 Avaliação:
Estimule a análise dos elementos linguísticos dos contos, estabelecendo relações entre eles. 


Desenvolvimento:
 1ª aula::
 • Acomodar os alunos em roda e disponibilizar diversos livros de contos no centro. Apresentar a atividade: em três aulas serão lidos contos com histórias sobre outros lugares e épocas. Explicar que a intenção é transportá-los para essas realidades. 



·       Iniciar lendo em voz alta (selecionar um texto com assuntos instigantes, que mostre, por exemplo, terras distantes e exóticas).

·        Pedir comentários e compartilhar suas impressões. Comentar que os livros do centro da roda têm contos de vários lugares do mundo e que todos podem escolher um exemplar para ler durante a semana e comentar na próxima roda.

2ª aula:
Leia um conto diferente do apresentado na etapa anterior e que desperte a curiosidade e a expectativa dos alunos.

Investigar o interesse e opiniões dos envolvidos. Qual é o papel de cada personagem? Onde se passa a história? O que parece mais diferente ou curioso naquele local? Em seguida, instigue a troca de comentários sobre os contos lidos em c asa. Ajude os alunos a formar uma linha de raciocínio para contar a história aos demais, deixando o fim em aberto. Assim, quem ficar interessado pode ler o mesmo livro. Entre as falas dos alunos, pergunte se o conto era parecido com outro. Ao final, uma nova obra deve ser escolhida.



3ª aula:
Depois de explorar bem a oralidade e imaginação dos alunos, iniciaremos atividades escritas (produções textuais), a partir dessa diversidade de contos compartilhado com a turma.

Sugestões para os 1º e 2º anos:

·       Atividades com produções textuais diversas.
·       Atividades com caça palavras.
·       Atividades com bingo de imagens e de letras.






3º e 4º anos:
·        Dar algumas sugestões de produções textuais com releitura de alguns contos para confecção de cartaz coletivo com essas produções, para valorização do trabalho dos mesmos.




A partir do conto ilustrado acima, produza um novo conto de acordo com a sua imaginação.
Não se esqueça de dar um novo título ao conto também!
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
      ______________________________________________________________________________
                         
Autor:_________________________________________________

Peça para os alunos ilustrarem as imagens abaixo para colar nas margens do cartaz coletivo.




                                                         


A partir do conto ilustrado acima, produza um novo conto de acordo com a sua imaginação.
Não se esqueça de dar um novo título ao conto também!
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
      ______________________________________________________________________________
                         
Autor:_________________________________________________

Peça para os alunos ilustrarem as imagens abaixo para colar nas margens do
 cartaz coletivo.


 
A partir do conto ilustrado acima, produza um novo conto de acordo com a sua imaginação.
Não se esqueça de dar um novo título ao conto também!
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
      ______________________________________________________________________________
                         
Autor:_________________________________________________

Peça para os alunos ilustrarem as imagens abaixo para colar nas margens do cartaz coletivo.











4ª aula:
·       Exibir filmes que falem de contos.

sugestões de filmes:




  5ª AULA:
SUGIRO UMA CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE  AS CRIANÇAS ,COM UM BAILE A FANTASIA E LANCHE COMPARTILHADO.HUM QUE DELÍCIA!









4 comentários:

  1. Ideias maravilhosas. Parabéns prof.

    ResponderExcluir
  2. Can I make money from the game of roulette? - Work
    To make money on roulette, choegocasino you must place an งานออนไลน์ accumulator on the reels of a casino table, which 바카라 사이트 allows you to get rid of your bets.

    ResponderExcluir