sexta-feira, 13 de julho de 2012

plano de aula identidade (artes)



SEQUÊNCIA DIDÁTICA: QUEM SOU EU?
Série: 1° e 2º Ano do Ensino Fundamental
Tempo estimado:15 aulas

Objetivos:
- Valorizar sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante do grupo.
- Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos.
- Estimular o raciocínio e a percepção visual.
- Desenvolver a imaginação e a criatividade.
- Aprimorar as habilidades psicomotoras.


Desenvolvimento:

-Registro do nome de diversas maneiras.
- Auto-retrato.
- Quebra-cabeça da foto.
- Brincadeira da Caixa musical com as fotos de bebês.
- Confecção de identidade.
- Confecção do livreto “Eu sou...”
- Elaboração do cartaz  coletivo.
-Canções, músicas e danças.

Avaliação:
Será avaliada a participação, envolvimento, organização dos alunos, alguns dos objetivos propostos serão avaliados através de trabalhos selecionados para o portfólio individual do aluno.
                         
1ª aula:
Roda de conversa sobre o nome de cada criança( se eles sabem que escolheu,o significado do nome, se gostam do nome, qual nome eles iriam escolher se pudessem).
Música: "toda coisa tem um nome"
"toda coisa tem um nome"

Toda coisa tem um nome
Todo nome uma coisa
Outra coisa outro nome
Outro nome outra coisa

Uma coisa é uma coisa
Outra coisa é outra coisa
Quanta coisa tem no mundo
Que coisa eu me confundo

E para falar coisa com coisa
O homen em cada coisa, pois um nome
'Cê que vê'

O nome dessa coisa é microfone
Mas se derepende ele some
Pra descubrir aonde esta
Eu tenho que saber seu nome

Cadê meu microfone ?
Ta aqui
(Fernando salém)



2ª aula;
confeccionar a certidão de nascimento com os alunos.
depois confeccionar o corpo humano com massinha em papel cartão colorido.




3ª  e 4ª aula:

Fazer um cartaz coletivo fatiado com a musica abaixo divindo o texto para os meninos e para as meninas modificando a letra para cada grupo , onde cada aluno fará um desenho correspondendo a cada faixa etaria da vida.( sua releitura sobre cada etapa de vida).

1ª= Quando eu era nenê, nenê, nenezinho,
Eu era assim... Eu era assim. Quando eu era menina, menina, menina,
Eu era assim... Eu era assim...


2ª= Quando eu era mocinha, mocinha, mocinha,
Eu era assim... Eu era assim...

3ª= Quando eu era casada, casada, casada
Eu era assim... Eu era assim...

4ª= Quando eu era mamãe, mamãe, mamãe
Eu era assim... Eu era assim...

5ª= Quando eu era vovó, vovó, vovó,
Eu era assim... Eu era assim...




6ª= Quando eu era caduca, caduca, caduca,
Eu era assim... Eu era assim...

7ª= Quando eu era caveira, caveira, caveira
Eu era assim... Eu era assim...
5ª aula:
Acróstico com o nome de cada aluno com auto retrato do mesmo ao lado do acróstico.




6ª e 7ª aula:

Atividades de fazer o auto retrato e confeccionar os bonecos caipiras.


8ª e 9ª aula:
Montagem dos bonecos articulados para fazer fantoches:



10ª aula:
Confecção dos bonecos das profissões usando papeis diversos,recortes de revistas,cola e tesouras individuais.


11ª e 12ª aula:
Fazendo nossa própria cédula de identidade.



13ª aula:
Atividades de recorte e colagem brincando com as imagens.



14ª aula:

Atividades de pintura e colagem “brincando com as imagens”.





15ª aula:
Amigo imagem ou amigo saúde.
  •  No caso do amigo imagem,sortear o nome de um amigo e pedir uma aula antes para Que esse amigo confeccione junto com a família uma montagem feita de recortes e colagem que mais se assemelhe com o seu amigo sorteado.
  • No caso do Amigo saúde, sortear o nome do amigo uma aula antes e enviando um bilhete para família que é pra trazer para o amigo sorteado uma fruta.
























6 comentários: