SEQUÊNCIA DIDÁTICA: QUEM SOU EU?
Série: 1° e 2º Ano do Ensino Fundamental
Tempo estimado:15 aulas
Objetivos:
- Valorizar sua própria imagem, reconhecendo-se como parte integrante do grupo.
- Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos.
- Estimular o raciocínio e a percepção visual.
- Desenvolver a imaginação e a criatividade.
- Aprimorar as habilidades psicomotoras.
Desenvolvimento:
-Registro do nome de diversas maneiras.
- Auto-retrato.
- Quebra-cabeça da foto.
- Brincadeira da Caixa musical com as fotos de bebês.
- Confecção de identidade.
- Confecção do livreto “Eu sou...”
- Elaboração do cartaz coletivo.
-Canções, músicas e danças.
Avaliação:
Será avaliada a participação, envolvimento, organização dos alunos, alguns dos objetivos propostos serão avaliados através de trabalhos selecionados para o portfólio individual do aluno.
1ª aula:
Roda de conversa sobre o nome de cada criança( se eles sabem que escolheu,o significado do nome, se gostam do nome, qual nome eles iriam escolher se pudessem).
Música: "toda coisa tem um nome"
"toda coisa tem um nome"
Toda coisa tem um nome
Todo nome uma coisa
Outra coisa outro nome
Outro nome outra coisa
Uma coisa é uma coisa
Outra coisa é outra coisa
Quanta coisa tem no mundo
Que coisa eu me confundo
E para falar coisa com coisa
O homen em cada coisa, pois um nome
'Cê que vê'
O nome dessa coisa é microfone
Mas se derepende ele some
Pra descubrir aonde esta
Eu tenho que saber seu nome
Cadê meu microfone ?
Ta aqui
(Fernando salém)
2ª aula;
confeccionar a certidão de nascimento com os alunos.
depois confeccionar o corpo humano com massinha em papel cartão colorido.
3ª e 4ª aula:
Fazer um cartaz coletivo fatiado com a musica abaixo divindo o texto para os meninos e para as meninas modificando a letra para cada grupo , onde cada aluno fará um desenho correspondendo a cada faixa etaria da vida.( sua releitura sobre cada etapa de vida).
1ª= Quando eu era nenê, nenê, nenezinho,
Eu era assim... Eu era assim. Quando eu era menina, menina, menina,
Eu era assim... Eu era assim...
2ª= Quando eu era mocinha, mocinha, mocinha,
Eu era assim... Eu era assim...
3ª= Quando eu era casada, casada, casada
Eu era assim... Eu era assim...
4ª= Quando eu era mamãe, mamãe, mamãe
Eu era assim... Eu era assim...
5ª= Quando eu era vovó, vovó, vovó,
Eu era assim... Eu era assim...
6ª= Quando eu era caduca, caduca, caduca,
Eu era assim... Eu era assim...
7ª= Quando eu era caveira, caveira, caveira
Eu era assim... Eu era assim...
5ª aula:
Acróstico com o nome de cada aluno com auto
retrato do mesmo ao lado do acróstico.
6ª e 7ª aula:
Atividades
de fazer o auto retrato e confeccionar os bonecos caipiras.
8ª e 9ª aula:
Montagem dos bonecos articulados para fazer
fantoches:
10ª aula:
Confecção dos bonecos das
profissões usando papeis diversos,recortes de revistas,cola e tesouras
individuais.
11ª e 12ª aula:
Fazendo nossa própria
cédula de identidade.
13ª aula:
Atividades de recorte e
colagem brincando com as imagens.
14ª aula:
Atividades de pintura e
colagem “brincando com as imagens”.
15ª aula:
Amigo imagem ou amigo
saúde.
- No caso do amigo imagem,sortear o nome de um amigo e pedir uma aula antes para Que esse amigo confeccione junto com a família uma montagem feita de recortes e colagem que mais se assemelhe com o seu amigo sorteado.
- No caso do Amigo saúde, sortear o nome do amigo uma aula antes
e enviando um bilhete para família que é pra trazer para o amigo sorteado
uma fruta.
Parabéns! Gostei muito! Ajudou a aprimorar minhas ideias!
ResponderExcluirGLORIA A DEUS!!TRAVES DO SEU TRABALHO REOUVI O MEU PROJETO.PARABÉNS
ResponderExcluirGLORIA A DEUS!!TRAVES DO SEU TRABALHO REOUVI O MEU PROJETO.PARABÉNS
ResponderExcluirMuito bom as ideias podendo explorar mais.
ResponderExcluirSão ótimas suas ideias parabens!!!
ResponderExcluirSua ideia é maravilhosa! Amei
ResponderExcluir